Quem Somos?






















O que é uma Estação Náutica?


A Estação Náutica (EN) é constituída por uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e gerando emprego nas respetivas regiões.

O objetivo principal da EN é oferecer ao visitante uma diversidade de atividades náuticas, mas também de outras atividades de animação ligadas à cultura e ao ambiente local, criando experiências diversificadas e integradas que permitam prolongar o tempo médio de estadia.

A EN garante a qualidade do produto turístico e dos serviços prestados, bem como apoio informativo e à reserva de alojamento e serviços, em termos a definir pelos agentes que a componham, e que será uma das condições de certificação.

Em Portugal, reconhecendo-se a valia dos recursos e o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico e tendo como exemplo as experiências existentes em França e em Espanha, a Fórum Oceano assume o papel de entidade gestora da rede nacional, sendo também membro e representante de Portugal junto da Fédération Européenne de Destinations Touristiques Nautiques (FEDETON), a entidade gestora da rede internacional das estações náuticas.
























A Estação Náutica da Murtosa


O Município da Murtosa é a entidade coordenadora da Estação Náutica da Murtosa, estando em curso o processo de certificação para integração na rede Estações Náuticas de Portugal.

A Estação Náutica da Murtosa envolve um grande número de parceiros institucionais, associativos e agentes do tecido económico dos setores náutico e turístico, que pretendem promover o turismo náutico, estruturar uma oferta de qualidade e combater a sazonalidade.

O funcionamento da Estação Náutica prevê a articulação e a comunicação constante entre os seus membros, no sentido de promover a transparência, a mobilização transversal de entidades públicas e privadas e a ação concertada entre todos, tendo por base o seguinte modelo de governação.


A sede da Estação Náutica da Murtosa funciona na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, Torreira (instalações da Associação Náutica da Torreira).












Que atividades se podem realizar?


A EN Murtosa permite a realização de um conjunto diversificado de atividades náuticas (asseguradas quer pelo Município, enquanto entidade coordenadora, quer por outros agentes que integram o Conselho de Náutica), garantindo a existência de infraestruturas e serviços de apoio adequados, bem como medidas de segurança e qualidade. Entre estas atividades, dirigidas a turistas/visitantes, atletas/desportistas, comunidade em geral (incluindo a escolar), destacam-se:

Passeios na ria em barco moliceiro
Passeios á vela (moliceiro ou iate)
Aluguer de embarcações
Pesca desportiva
Windsurf
Stand Up Paddle
Kitesurf
Vela
Canoagem

Para além da oferta turística no âmbito da náutica, o concelho da Murtosa dispõe de recursos culturais e naturais únicos – como o ecossistema da Ria de Aveiro – que permitem ao turista disfrutar da paisagem e realizar outas atividades de turismo de natureza (cycling and walking, birdwatching…).













Integrar a Estação Náutica da Murtosa


Que entidades podem integrar a ENR?

Podem integrar a EN Murtosa as entidades/empresas que desenvolvam atividades relacionadas com o setor náutico e do turismo tendo em vista a diversificação da oferta e a criação de novas experiências, com uma forte aposta na qualidade:

a) Parceiros institucionais (administração pública local/regional, entidades do Setor Empresarial do Estado, Organizações de ensino e formação)

b) Entidades associativas e parcerias com intervenção na Náutica

c) Organizações e empresas das áreas e setores portuário e turístico, tais como:

Animação Turística
Animação Cultural
Agência de Viagens
Hotelaria
Restauração
Comércio

Quais as vantagens de integrar a ENR?

Imagem de referência e qualidade
Promoção conjunta de produtos turísticos a nível nacional e internacional
Aumento da visibilidade da oferta turísticabr
Combate à sazonalidade

Como integrar a ENR?

Através do preenchimento do formulário de proposta de adesão ou junto da nossa equipa na sede da Estação Náutica da Murtosa:





















www.000webhost.com